quarta-feira, janeiro 19, 2005

"It feels like home to me..." ou sim, mais um post saudosista, bem daquele jeito que eu adoro

Acabei de voltar de Niterói... Nikity. Pra quem não sabe, fica no estado do Rio; "do outro lado da ponte", a quarta cidade em qualidade de vida no Brasil ( e, dizem as más línguas, a primeira em quantidade de multas também...) e a "cidade Niemeyer".

Mas, pra mim, Niterói é muito mais. É família, é andar pra todo lado a pé, é Campo de São Bento, é sorvete na Padaria Beira Mar, é viver de short e Havaianas. Foram muitas férias com os primos, e é o único lugar em que eu fico com marquinhas de biquíni (acho que é o único lugar onde pego sol...), é passear no Shopping Icaraí e ir na Bombolândia quando não se tem nada a fazer.

Niterói tem cheiro de pastel, panqueca e brigadeiro na casa da minha vó Conceição, combina com partidas de buraco até as duas da manhã na casa da minha Vozinha e tem som de Plaza lotado quando eu resolvo ir ao cinema.

Nikity é sempre sinônimo de viagem, seja pra Araruama, Teresópolis ou Cabo Frio; dessa vez foi Angra e Ilha Grande.

Tem sempre alguma coisa pra fazer por lá, ainda que pareça que eu não tô fazendo nada. Tirar fotos do pôr-do-sol em Icaraí, dar uma volta de carro pelas bandas de São Francisco ou Itacoatiara, andar pelo bairro e rir sozinha das lembranças boas da minha infância.

Niterói tem a cara do Clube Central, do cinema do Cine Center, além da Gutemberg e da Ver & Dicto, as duas melhores livrarias da face da Terra!!! Combina sempre com risada, com diversão e com saudade.

E Niterói é, acima de tudo, crescimento. Em todas as visitas, sempre acontece algo que me faz mudar; e sempre pra melhor. Descobertas, reflexões, epifanias mesmo... Quando estou lá, viro mais moleca que nunca (os arranhões e hematomas na perna esquerda não me deixam mentir...), mas quando volto sempre me sinto diferente, parece que eu sempre cresço.

Enfim, Niterói e mudança são duas coisas fundamentais que parecem sempre caminhar juntas. Até 2006, Nikity... =)

por A.L.