terça-feira, fevereiro 14, 2006

Dia de amor...

14 de Fevereiro é dia de São Valentim. Sempre gostei mais da versão internacionalizada do dia dos amores e amorosos à versão tupiniquim de namorados, stricto sensu.

Quando eu era menor, em Paris, assistia ao telejornal da TF1. Nele, o homem do tempo aparecia todos os dias com uma flor diferente à lapela, explicava o que significava e dizia o santo daquele dia (o calendário francês tem santos em quase todos os seus dias, e quase todos os nomes franceses "tradicionais" estão aí representados). Do tal Valentim, contou duas histórias.

Uma das quais - a minha preferida - é a seguinte: em Roma, durante o reinado de Claudius II (provavelmente um mal-amado...), foi expedido um decreto proibindo as cerimônias de casamento. O exército contava com escassos batalhões e se veria, se envolvido em guerras, em maus lençóis.

Pois bem, diz-se que Valentim, um religioso dessa época, realizou muitas cerimônias secretas. Por que arriscou a vida para fazer a felicidade alheia? Ele acreditava que o homem, tivesse ele o status e o poder que tivesse, não tinha direito de separar o mais belo dos sentimentos; o amor.

Fiquei encantada com a história, morri de admiração pelo Valentim e passei a gostar, ainda mais, de seu dia.

Aos que amam, feliz dia. Aos que eu amo, um beijo grande. A quem não ama, um conselho: reveja seus conceitos.

3 Comments:

Blogger Pedro Campos said...

Sem sombra de dúvidas, devemos reverenciar essas nobres atitudes, além de aprendermos a ser tão nobres quanto elas. Viva ao amor, à amizade!!

1:22 PM  
Blogger Rochinha said...

Que belo esse sentimento aqui versados neste post. E como é belo o amor. São Valentim foi, com certeza, um grande homem, por se sacrificar em nome de tão belo sentimento.

3:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi! Descobri seu blog por causa de um comentário de AL no blog de um amiigo. Adorei este texto! Também tenho um carinho pela data internacional mais "aberta" do que a nossa. Já escrevi a respeito também:)

1:24 PM  

Postar um comentário

<< Home